Um teste de estresse, também chamado de teste ergométrico, mostra como seu coração funciona durante a atividade física. Como o exercício faz seu coração pulsar cada vez mais rápido, um teste de esforço pode revelar problemas com o fluxo sanguíneo dentro do seu coração.
Um teste de estresse físico geralmente envolve caminhar em uma esteira ou andar de bicicleta ergométrica, monitorando o ritmo cardíaco, a pressão arterial e a respiração.
O seu médico pode recomendar um teste de estresse se você tiver sinais ou sintomas de doença arterial coronariana ou ritmo cardíaco irregular (arritmia). O teste também pode orientar as decisões de tratamento, medir a eficácia do tratamento ou determinar a gravidade, se você já foi diagnosticado com uma doença cardíaca.
O seu médico pode recomendar um teste de estresse para:
⦁ Diagnosticar doença arterial coronariana. Suas artérias coronárias são os principais vasos sanguíneos que abastecem seu coração com sangue, oxigênio e nutrientes. A doença arterial coronariana se desenvolve quando essas artérias são danificadas ou doentes – geralmente devido ao acúmulo de depósitos contendo colesterol e outras substâncias (placas).
⦁ Diagnosticar problemas de ritmo cardíaco (arritmias). As arritmias cardíacas ocorrem quando os impulsos elétricos que coordenam o ritmo cardíaco não funcionam adequadamente, fazendo com que o coração bata muito rápido, muito lentamente ou irregularmente.
⦁ Orientar o tratamento de doenças cardíacas. Se você já foi diagnosticado com uma doença cardíaca, um teste ergométrico pode ajudar seu médico a descobrir como o tratamento está funcionando. Também pode ser usado para ajudar a estabelecer o plano de tratamento, mostrando quanto exercício seu coração pode suportar.
Seu médico pode usar um teste de estresse para ajudar a determinar o momento da cirurgia cardíaca, como a substituição da válvula. Em algumas pessoas com insuficiência cardíaca, os resultados dos testes de estresse podem ajudar o médico a determinar se você precisa de um transplante de coração ou outras terapias avançadas.
Riscos:
Um teste de estresse é geralmente seguro e complicações são raras. Mas, como em qualquer procedimento médico, há um risco de complicações, incluindo:
⦁ Pressão sanguínea baixa. A pressão arterial pode cair durante ou imediatamente após o exercício, possivelmente causando tonturas ou desmaios. O problema deve desaparecer após você parar de se exercitar.
⦁ Ritmos cardíacos anormais (arritmias). Arritmias provocadas por um teste ergométrico geralmente desaparecem logo após o término do exercício.
⦁ Ataque cardíaco (infarto do miocárdio). Embora extremamente raro, é possível que um teste ergométrico possa causar um ataque cardíaco.
Como você se prepara
O seu médico lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para o seu teste de estresse.
Alimentos e medicamentos:
Você pode ser solicitado a não comer, beber ou fumar por um período de tempo antes de um teste de estresse. Pode ser necessário evitar a cafeína no dia anterior e no dia do teste.
Pergunte ao seu médico se é seguro você continuar tomando todos os medicamentos prescritos e vendidos sem receita antes do teste, pois eles podem interferir em determinados testes de estresse.
Se você usar um inalador para asma ou outros problemas respiratórios, leve-o à prova. Certifique-se de que seu médico e o membro da equipe de saúde que estão monitorando seu teste de estresse saibam que você usa um inalador.
Roupas e artigos pessoais:
Use ou traga roupas confortáveis e sapatos para caminhada. Se você estiver fazendo um teste de estresse nuclear, não aplique óleo, loção ou creme na pele naquele dia.
O que você pode esperar:
Seu teste de estresse levará cerca de uma hora, incluindo o tempo de preparação e o tempo necessário para realizar o teste real. O teste real leva apenas cerca de 15 minutos. Você pode fazer um teste ergométrico no qual anda em uma esteira ou pedala uma bicicleta ergométrica.
Como o exame é realizado?
Primeiro, seu médico fará algumas perguntas sobre seu histórico médico e com que frequência e esforço você se exercita. Isso ajuda a determinar a quantidade de exercício apropriada para você durante o teste. O seu médico também escutará seu coração e pulmões em busca de anormalidades que possam afetar os resultados do seu teste.
Um enfermeiro ou técnico colocará adesivos (eletrodos) no peito, pernas e braços. Pode ser necessário raspar algumas áreas para ajudá-las a grudar. Os eletrodos têm fios conectados a uma máquina de eletrocardiograma, que registra os sinais elétricos que acionam os batimentos cardíacos. Um manguito no seu braço verifica sua pressão arterial durante o teste. Você pode ser solicitado a respirar dentro de um tubo durante o teste para mostrar quão bem você é capaz de respirar durante o exercício.
Você provavelmente irá se exercitar em uma esteira ou bicicleta ergométrica, começando devagar. À medida que o teste avança, o exercício fica mais difícil. Você pode usar o corrimão na esteira para equilibrar. Não segure firme, pois isso pode distorcer os resultados.
Você continua se exercitando até que sua frequência cardíaca alcance uma meta estabelecida ou até desenvolver sintomas que não lhe permitem continuar. Esses sinais e sintomas podem incluir:
⦁ Dor no peito moderada a intensa
⦁ Falta de ar grave
⦁ Pressão sanguínea anormalmente alta ou baixa
⦁ Um ritmo cardíaco anormal
⦁ Tontura
⦁ Fadiga
⦁ Certas alterações no seu eletrocardiograma
Você pode interromper o teste a qualquer momento que estiver desconfortável demais para continuar se exercitando.
Depois de parar de se exercitar, pode ser solicitado que você fique parado por alguns segundos e depois se deite por um período de tempo com os monitores no lugar. O seu médico pode observar qualquer anormalidade à medida que a frequência cardíaca e a respiração retornam ao normal.
Quando o teste de esforço for concluído, você poderá retornar às suas atividades normais, a menos que seu médico informe o contrário.
Se as informações coletadas durante o teste de esforço mostram que sua função cardíaca está normal, talvez você não precise de mais testes.
No entanto, se os resultados forem normais e os sintomas continuarem a piorar, seu médico poderá recomendar um teste de estresse nuclear ou outro teste de estresse que inclua um ecocardiograma antes e após o exercício ou medicamentos para aumentar o fluxo sanguíneo para o coração.