Alguns problemas cardíacos, particularmente aqueles que envolvem as artérias que fornecem sangue ao músculo cardíaco (artérias coronárias), podem se manifestar apenas durante a atividade física.
Para avaliar as alterações cardíacas que podem se manifestar durante o esforço, podemos utilizar o Ecocardiograma sob o estresse, que poderá ser físico (quando o paciente é submetido a um teste de esforço físico na bicicleta ou na esteira rolante) ou farmacológico (quando medicamentos são utilizados para desencadear as alterações que normalmente ocorreriam de forma fisiológica na atividade física).
Inicialmente, é realizado um ecocardiograma convencional em repouso. A seguir, é aplicado o protocolo de estresse, interrompido quando o indivíduo atinge a frequência cardíaca ideal para análise ou quando há indicação médica para a interrupção do mesmo. Durante o período de estresse cardíaco, o médico monitora as imagens ecocardiográficas, fazendo registros no pico do estresse e após a recuperação, no final do exame.
As imagens de cada segmento do coração durante o estresse cardíaco são comparadas com as obtidas na fase pré-teste (repouso).
Riscos
Durante um ecocardiograma de estresse, exercícios ou medicamentos – e não o próprio ecocardiograma – podem causar temporariamente batimentos cardíacos irregulares. Complicações graves, como um ataque cardíaco, são raras.
Preparo para o exame
Tomar banho antes de vir para o exame e NÃO utilizar cremes, pomadas ou gel corporal;
Não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame;
Dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exame;
Não ingerir bebidas que contenham cafeína 24 hs antes do teste como: café preto ou com leite, chá preto, chocolate, coca-cola e pepsi-cola. Também não utilizar aminofilina ou dipiridamol e evitar bebidas alcóolicas 24 hs antes;
A suspensão de medicação em uso fica a critério do médico assistente e na dependência dos objetivos do exame. Quando se objetiva o diagnóstico de doença arterial coronária, caso seja possível, a recomendação é realizar o exame sem os remédios que possam mascarar as manifestações isquêmicas, como betabloqueadores, inibidores dos canais de cálcio e vasodilatadores coronarianos;
No dia do exame, não fazer exercícios físicos.
Para os homens, pode ser necessária uma tricotomia (raspagem dos pêlos) em pontos do tórax para a fixação de eletrodos.
Clientes do sexo feminino não devem vir para o exame usando vestido, pois há necessidade de tirar a blusa ou camisa e o sutiã.
Recomenda-se ao paciente que venha vestido com roupa confortável (agasalho/tênis);
Será necessário a solicitação médica com os motivos do exame e o preenchimento do termo de consentimento com o paciente autorizando a realização do procedimento.
Após o procedimento
Após o exame, o cliente precisa ficar em observação na unidade por 30 minutos ou mais, de acordo com a avaliação do médico responsável pelo ecocardiograma.